Quem já perdoou alguem por algum erro ou falha?
Quem já quis ser perdoado por algum erro?
Quem não perdoou alguem porque não consegue?
Quem não se perdoou?
Quem já se perdoou por algo?
Perdão. Perdoar. Eu te perdoou. Ele perdoa. Me perdoe. Nunca vou te perdoar! Eu não me perdoou.
São frases usadas, dentre milhões, sobre perdão. Sobre pedidos de perdão. Mas o que é realmente o perdão?
Perdão é igual a desculpa? Ou perdoar é esquecer? Ou perdoar é desculpar mas não deixar pra lá?
Alguem ja parou pra pensar nisso?
Para alguns é uma coisa, para outros, outra coisa.
Já vivi situações em que perdoei tantas coisas, tantas pessoas... e sempre perdoava mesmo, de coração, desculpava. Mas nunca esquecia. Sempre, na primeira bobeira, vinha a raiva de novo, vinha toda a dor e o gosto amargo da "traição" na boca.
Em outra situações eu realmente demorei ate anos pra perdoar, doeu, doeu, mas perdoei e hoje realmente até lembro do acontecido, mas, não vem tudo de ruim novamente.
Tambem já vivi momentos que pedi perdão, que fui perdoada e que não fui... Quase sempre perdoadas, por meus pais, por alguns amigos, pelos quais hoje eu tenho tamanho afeto, e por tantas e tantas outras pessoas... Como em outras ocasiões, não fui perdoada, ou até fui, mas lá no fundo dos olhos da outra pessoa, não. E quase sempre pelos mesmos erros: minha agressividade, palavras duras, rejeições, traição ou mentira. Sim, eu tambem sou de carne e osso, eu tambem já menti, e como. Mas, é pra isso que crescemos, amadurecemos, passamos por tantas coisas, pra aprender a fazer o certo, e eu acho que aprendi.
Mas não é de aprendizagens que falo aqui, e sim, perdão.
E outra pergunta vem na minha cabeça, como quase sempre:
Antes de pedirmos perdão a alguem, devemos nos perdoar antes?
Acho que sim.
Em algumas situações vividas por mim, eu precisei passar um tempo pra me perdoar e responder pra mim mesma o porque eu fiz tal coisa, e só depois que me perdoei, é que eu pude pedir a outra pessoa perdão, mesmo que não tenha perdoado, mas eu pedi.
Hoje, eu ainda preciso pedir perdão a algumas poucas pessoas, mas eu preciso me perdoar antes. Talvez isso seja o porque eu tenho andando tão só, tenho ficado, na verdade, tão só. Pensando em possibilidades, pensando em porques e pensando em como desfazer, talvez, algumas coisas. Pensando em realmente como me perdoar,... por exemplo, de ter gritado com alguem pela qual eu nunca deveria nem, no minimo, aumentar meu tom de voz; pela qual nunca aumentou o tom pra mim... e por isso, eu nao me perdoou.
Sei que é uma coisa besta, pequena talvez, mas pra mim é uma das coisas que me faz até quase que perder o sono, eu diria.
Assim como, hoje, existe situações e pessoas pelas quais eu não consigo perdoar. Daí vem, se pra eu pedir perdão pra alguem preciso me perdoar antes; então quer dizer que pra eu perdoar alguem eu preciso esperar que ela se perdoe antes?
E se pra ela nao for um erro? E se ela nao se perdoar? E se ela nem souber que errou?
Fica meio confuso essas interrogações do que se deve fazer, assim como, pra cada qual, cada qual. Se pra mim perdão é uma coisa pura, divina, que tem que vir com verdade, pra outras talvez não seja; assim como se pra mim um erro é "X", pra outra pessoa pode ser que não seja "X" e sim "Y"... assim como 2 + 2 é igual a 4, assim como homem e mulher pensa diferente, assim como cada pessoa é unica no mundo inteiro, cada um perdoa ou pede perdão, ou não perdoa quem quiser, o que quiser, quando e como quiser...
Por isso, sempre é bom pensar e repensar milhoes de vezes do porque e pra que perdoar ou pedir perdão pra alguem, porque pra voltar atras, são outros quinhentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário