quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ao acordar

    A cada dia que passa, as coisas mudam de lugar, as pessoas mudam de humor, o mundo nunca mais é o mesmo, sempre tudo muda, até mesmo em mim.
Até mesmo um sentimento que venho sentindo há meses, vem mudando, alguns dias aumentando, alguns dias diminuido, alguns dias insurpotável, como hoje.
    Algumas vezes, acordamos com algum sentimento aflorado por algum sonho ou pesadelo que tivemos durante uma noite mal dormida, como medo, raiva, desejo, ou saudade.

    Significado de saudade: "só conhecida em galego ou portugues, descreve a mistura de sentimentos de perda, distancia e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar"." (wikipedia)

    Saudade. Não é só uma palavra, um sentimento. É muito mais, é um instante, é uma dor, é uma lembrança, é uma emoção, é uma palavra que só existe no dicionário do brasileiro.
    É um sentimento que você pode dizer a qualquer um que sente disso, daquilo ou de alguem, mas só você sabe o tamanho e o quanto corrói, ou não.

    Saudade de um lugar, saudade de quem já faleceu, saudade de um cheiro, saudade de uma comida, saudade de um sorriso, saudade de um amigo, saudade dos pais, saudade do seu animal de estimação, saudade da casa de campo, saudade de algo que você não pôde ter... Quantos e quantos tipos de saudade, quantas pessoas e coisas sentimos saudade...

    Eu sinto saudade de lugares. Sinto saudade de cheiros, de musicas, de passeios, da lua cheia numa praia quase deserta, de gostos de bebidas, de risadas até altas horas da noite, de dormir tarde junto a alguem...         Sinto saudade de conhecer pessoas novas, de dançar, de olhar nos olhos e saber o que se passa dentro daquela pessoa.
Era pra ter remedio para passar ou diminuir os sintomas de certos sentimentos, como esse pelo qual sinto agora.
Mas qual seria? Lexotan? Depakene?
    E mando um salve para os europeus ou chineses que não entendem o significado dessa palavrinha infeliz que alguem adiantou-se em criar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário